O VMOS é um aplicativo para Android baseado em um sistema de máquina virtual (VM). De forma resumida, ele é um emulador de Android para Android. Ao ser instalado em um dispositivo compatível, o VMOS é capaz de executar um outro sistema completo de forma independente dentro do sistema original. É tipo um DualSpace on steroids.
Emular um sistema Android dentro de outro pode parecer contra intuitivo à primeira vista, mas esse é o tipo de coisa que você vai percebendo a utilidade com o tempo. Por exemplo, esses são alguns casos em que o VMOS pode ajudar:
- Quando você precisa de acesso Root, mas não pode perder a garantia do aparelho ou não sabe/tem medo de fazer;
- Caso precise fazer duas coisas ao mesmo tempo em dois sistemas diferentes;
- Se você quer usar aplicativos como o GameGuardian ou Lucky Patcher sem ter root no sistema original;
- entre outros.
Aí você deve pensar: “Lá vem um tutorial imenso e impossível de entender…”. Acho que é aqui a grande surpresa do VMOS: Além de ser muito útil, ele é muito fácil de instalar e pra fazer root é um clique!
Requisitos do VMOS
Os requisitos mínimos do VMOS, em teoria, são 3GB de memória RAM e cerca de 3GB de espaço livre no disco, além de Android 5.1 ou superior.
Ademais, como o aplicativo ainda está em desenvolvimento, ele tem tido problemas com o Android 9 e alguns modelos específicos de celular.
O lado bom é que ele é bem simples de instalar, então mesmo que você tenha dúvidas quanto aos requisitos, é só baixar e conferir!
Como baixar e Instalar
Não tem segredo. Pra baixar o VMOS é só acessar o site oficial clicando no link acima e depois fazer o download do “VMOS Pro”, a primeira opção, como na imagem abaixo.
Depois de fazer o download, instale o aplicativo. Você precisa permitir a instalação de aplicativos de “Fonte Desconhecida”, quando for solicitado.
Depois de abrir, você terá que escolher qual ROM emular. Escolha a opção do meio “Play Geek Machine”, que tem a opção de root disponível.
Em seguida você terá que conceder uma tonelada de permissões, especialmente a de “Sobrepor Apps”. Isso é esperado pra esse tipo de aplicativo. É só apertar em “Authorize All”.
Dada as permissões, o seu emulador de Android para Android irá carregar e iniciar em seguida. Simples assim!
Atenção: Pode ser que o VMOS demore um cadin pra iniciar. (entre 3 e 10 minutos, dependendo do dispositivo).
Dicas Úteis
Você pode ir e voltar pra máquina virtual através do Menu do VMOS, que é um pequeno cubo que fica fixo no centro direito da tela.
Ao clicar nele você verá as opções de Retornar para o aplicativo, minimizar, fechar, entre outras.
E pra fazer o Root é só ir nas configurações e depois em “RAIZ” ou “Root”.
Use um app como o Root Checker para confirmar que o root foi feito com sucesso.
Você também pode importar e exportar aplicativos direto do seu sistema original, acessando o Importador do VMOS (um app amarelo).
Apps rodando no VMOS continuam funcionando em segundo plano enquanto você usa o sistema original! Isso abre uma infinidade de usos, mas pra esse post, ficamos por aqui. Tem dúvidas? Comente!