No post de hoje pra nossa área de emuladores, eu vou mostrar várias formas de acelerar e melhorar e aumentar o FPS de seu emulador de Android. O objetivo é otimizar o PC para melhorar o desempenho e reduzir o gasto de memória.
Se você tá lendo esse post, então provavelmente seu emulador anda travando e seu jogo está com lag. Seu Free Fire, PUBG e Call of Duty mais parecem uma apresentação de PowerPoint do que um jogo battle royale.
Esse guia de otimização vale para todos os emuladores aqui do site, incluindo BlueStacks 3, o novo emulador da Tencent, o excelente SmartGaga, o emulador da MSI, etc.
Limpe o Cachê do Windows para liberar memória
Começando com o básico: Com o uso contínuo, o Windows acumula alguns arquivos temporários que ocupam espaço em disco e afetam a performance. Para limpar eles, faça o seguinte:
Digite Windows + R, digite temp na janela que abrir e aperte OK.
Apague todos os arquivos da pasta que se abrir. Use Ctrl + A para selecionar todos arquivos e delete-os.
Repita o passo acima digitando %TEMP% e depois prefetch. Novamente delete todos os arquivos das pastas que se abrirem.
Desabilite os efeitos visuais do Windows para melhorar o FPS
Por experiência própria, esse é um dos ajustes que mais pode melhorar o FPS de seu emulador. Use o atalho tecla Windows + Pause Break para entrar nas propriedades do sistema. Em seguida clique em “Configurações Avançadas”:
Na tela que se abrir, na seção “Desempenho”, clique em “Configurações”. Depois marque a caixinha “Ajustar para obter o melhor desempenho”. Deixe marcado somente “Usar fontes de tela com cantos arredondados” e clique OK.
Utilize o Razer Cortex para otimizar o PC
O Razer Cortex é um programa gratuito para Windows que para a execução de tarefas em segundo plano e libera memória para jogos, melhorando assim o FPS.
Você pode baixá-lo nesse link.
Use todas as ferramentas das abas “Game Booster” e “System Booster” para aumentar ao máximo o desempenho do sistema.
Você também pode usar o Razer Cortex para exibir um contador de FPS enquanto estiver jogando.
Faça uma inicialização limpa
Para otimizar o PC e melhorar o FPS do Free Fire, experimente iniciar o Windows somente com o básico necessário.
Aperte Windows + R e digite msconfig. Na tela que se abrir, vá na aba “Serviços” e marque “Esconder todos os serviços da Microsoft”. Depois clique em “Desabilitar Tudo” e depois em OK.
As mudanças entrarão em efeito ao reiniciar o computador, e você já verá melhoras no FPS.
Atualize o Sistema e os Drivers
Só pra lembrar já que esse é um passo essencial. Faça o download do Slim Drivers e confirme que seus drivers estão atualizados.
Também abra o Windows Update e instale todas as atualizações necessárias. Em seguida pause o serviço para economizar memória.
Desative Antivirus, Windows Defender e Windows Firewall
Aplicativos de antivirus funcionam todos da mesma maneira. Basicamente, verificam tudo que está acontecendo no sistema o tempo todo. E isso, é claro, pode atrapalhar o desempenho do seu emulador.
O Windows Defender e o Windows Firewall talvez sejam os maiores vilões. Se você ainda não desativou o seu, siga esse nosso tutorial.
Além disso, tenha certeza de que antivirus de terceiros, como o Avast e o AVG estejam totalmente desativados enquanto estiver usando o emulador. Isso é essencial pois eles interferem com a virtualização do emulador.
Configure Virtualização, Opções de Energia e Opções Gráficas
Se não fez isso ainda, verifique se a virtualização por hardware está ativa em seu PC, pois ela é essencial para emuladores como o BlueStacks, GameLoop, etc..
Se seu computador não suportar, então use um emulador que trabalhe sem virtualização, como o Smart Gaga.
Confira também se o plano de energia, caso você use um notebook, esteja configurado para “Mais alto desempenho”.
Clique bom o botão direito na área de trabalho e vá nas configurações de sua placa de vídeo. Lá, confira se ela está configurada para priorizar performance em vez de gráficos. Em uma placa integrada Intel, a tela é mais ou menos assim:
Conclusão
Se você seguiu tudo que tá aqui, seu PC nesse momento deve estar feio, sem efeitos e sem nada aberto. Mas pelo menos você pôde melhorar o FPS do emulador e liberou bastante memória RAM.
Se seu PC for muito fraco e ainda assim seu Free Fire ou seu emulador estiver travando, que tal você experimentar o Phoenix OS ou uma versão light do Windows?
Abraço, e nos vemos nos próximos posts!