Oi pessoal! Ja ouviram falar do Phoenix OS? Ele é um sistema operacional baseado em Android e que pode ser instalado diretamente no HD do PC. A principal vantagem é o ganho de desempenho ao jogar jogos como Free Fire, PUBG e CoD Mobile em um computador fraco e sem placa de vídeo.
Hoje eu vou mostrar como baixar e instalar uma versão especial atualizada desse sistema, chamado Phoenix OS DarkMatter. Essa versão tem a maioria dos bugs corrigidos e é otimizada pra games.
Nós do Mobileverso recomendamos a versão DarkMatter do PhoenixOS por ele ser a melhor versão existente, e outros mods, como o ROC, geralmente são menos completos e podem conter malwares.
Requisitos do Phoenix OS DarkMatter
O Phoenix OS DarkMatter requer apenas um processador Intel ou AMD x86 (recomendado Intel Atom) e armazenamento interno com pelo menos 2 GB de espaço. Eu recomendo usar pelo menos unidades de 8 GB. Não há requisitos quanto a placa gráfica já que elas não tem serventia no Android.
- Unidade de armazenamento de 2 GB (recomendado 8GB ou mais)
- 1GB de memória RAM (para instalar. Para jogos, depende do jogo)
- O processador precisa ter suporte a SSE 4.2.
Instruções SSE 4.2: O seu processador suporta?
Apesar de não exigir quase nada do PC, o Phoenix OS DarkMatter exige que seu processador tenha suporte ao sistema de instruções SSE 4.2.
Para verificar isso, baixe o CPU-Z nesse link. Feito isso, extraia o arquivo .zip e execute o arquivo resultante. Na tela que abrir, veja se essa instrução está presente:
Veja também: Smart GaGa – emulador para PC fraco sem virtualização!
Como baixar o Phoenix OS DarkMatter
Acesse o site do forum da Supreme Gamers e crie uma conta no fórum para poder fazer o download. Você também pode se cadastrar usando sua conta do Discord. Depois disso, procure pelo botão DOWNLOAD:
Ele te levará para uma página em que você precisa esperar alguns segundos. Depois que o tempo acabar, clique em “Download the File”.
O download será de um arquivo de texto que possui os links de download em vários servidores – escolha o que preferir!
Dica: Caso você escolha o MEGA e ele diga que seu limite de downloads expirou, baixe o WindScribe VPN e faça o download com ele ligado!
Tutorial de Instalação
Execute o instalador como administrador. Caso o SmartScreen do Windows bloqueie o programa, clique em Mais Informações >> Executar assim mesmo. A tela a seguir é a primeira:
Na tela seguinte, escolha “Auto” e em seguida aceite os termos de uso.
Com isso o instalador irá instalar alguns arquivos necessários para o boot e verificará o estado atual de sua máquina.
Se você ver a tela abaixo, siga esses passos:
Se você já usou algum Phoenix OS antes, pode ser que você precise dar um patch em alguns arquivos do sistema. Nesse caso você verá a tela a seguir:
Se esse for o seu caso, siga as instruções abaixo.
Clique em “Patch” e depois Patch RSA 2048. Então entre na pasta C:/ e escolha o arquivo patch_me1
Depois disso, repita o processo mas selecione patch_me2 dessa vez. Depois e só clicar em “Generate“!
Continuando a instalação
Nessa tela, seu objetivo é criar uma partição de arquivos ext4 para instalar o Phoenix OS DarkMatter. Se você já tem ela criada, pule esse passo.
Clique em Partition Tool para abrir o Disk Genius. Nele, vamos diminuir a memória reservada para o Windows e assim liberar espaço para o Phoenix OS, ok?
Com o Disk Genius aberto, clique com botão direito na partição do Windows e vá em “Resize Partition“. Diminua o tamanho dela, utilizando o mouse, de forma a liberar espaço suficiente para a nova partição.
Aquela barra cinza, “Keep Unnalocated” que apareceu é o espaço liberado! Clique “Start” e aguarde. Ao fim do processo, haverá uma partição nova, denominada “Free Space” ou apenas “Free”. Clique nela com botão direito -> “Create New Partition“. No meu caso, liberei 29.3GB, veja:
Em “File System Type“, selecione “Ext4 – Linux Data”. Em “Volume Label”, digite um nome para a partição e então clique em OK.
Agora é só clicar em “Save All” (primeira opção no menu superior) e esperar concluir. Com isso, nossa partição prontinha pro Phoenix OS tá pronta! Show!
Agora prossiga com a instalação clicando em “Next” e aguarde a janela do prompt de comando sumir. Ela está preparando a partição que você criou. Quando ela sumir, você estará aqui, certo?
Clique “Next” até chegar na tela Installation Drive. Aqui, escolha a partição ext4 que você criou há pouco!
Prossiga novamente e aguarde a instalação do bootloader (GRUB). Espere aparecer a seguinte mensagem na tela:
Depois disso, prossiga novamente e agora sim a cópia dos arquivos começa e a instalação chega na sua parte final. Agora é só esperar!
Parabéns! Seu PhoenixOS DarkMatter está instalado! Agora, vamos ajustar umas coisas pra garantir que você obtenha a melhor performance possível em seu novo sistema, beleza? Continua comigo!
Pós-Instalação do Phoenix OS: Ajeitando umas coisas!
Reinicie seu PC para poder entrar no DarkMatter Phoenix OS. Em um dado momento, você terá que escolher entre duas opções de VRAM. Selecione a segunda (initialize with MOD vram), caso o sistema não inicie com a primeira.
Primeira coisa a se fazer: Abra “microG Settings” no menu de aplicativos. Então ative “Google Device Registration” e “Google Cloud Messaging”. Isso é essencial para um bom funcionamento dos aplicativos, ok?
Segunda coisa a se fazer: Dentro do sistema, aperte ALT + F1 para abrir o terminal. Digite “gearlock”, e em seguida digite “1”. Isso vai descompactar a imagem do sistema e melhorar a performance. O computador irá reiniciar.
Depois que estiver de volta, após fazer login, procure pelo seu jogo na Google Play e faça o download e instalação.
Importante: Sempre que instalar um jogo novo, reinicie o Phoenix OS! Isso faz com que o sistema aplique configurações específicas para cada jogo. Isso corrige bugs e ajuda na performance. Isso vale para Free Fire, PUBG, etc.
Configuração do Teclado
A edição dos controles no DarkMatter é feito com o Game Helper. Basta você iniciar o jogo e verá uma carinha azul fixa na parte de cima da tela do jogo. Clicar nela abre o game helper.
Por falar em tela do jogo, ao abrir um jogo ele estará em uma pequena janela. Trate de maximizar ele rapidamente antes que o jogo ajuste a resolução. Se não, a imagem ficará borrada quando colocar em tela cheia.
Instalar o Phoenix OS vale a pena?
Sim, instalar o Phoenix OS vale muito a pena, especialmente para computadores e notebooks mais fracos. O fato de o Android rodar direto do HD, sem depender de um emulador, ajuda muito! Além disso, a falta de placa de vídeo é um fator insignificante para ele.
Qualquer dúvida comente abaixo pois eu sempre olho os comentários! Em breve vou levar esse conteúdo pro YouTube mas por hora é só. Abraços!