Alto FPS no Free Fire: Como jogar a 60FPS ou mais

Aprenda o que é e como desbloquear a opção Alto FPS no Free Fire para ativar o modo 60fps e jogar sem travamentos.

Já ouviu falar no modo Alto FPS do Free Fire? A opção existente no jogo permite jogar com uma taxa de quadros aumentada, o que torna a jogatina mais fluida e agradável. Enquanto o jogo normalmente opera a 30 FPS, é possível aumentar para 60 e até 90 esse valor.

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é o FPS. Depois você verá como ativar o modo alto FPS no Free Fire, tanto em celular quanto em emuladores. Bora lá?

O que é FPS no Free Fire

Pra entender o que é FPS, pense na imagem que aparece na tela de seu celular ou monitor. Ela não é uma única imagem estática. A sua placa gráfica está constantemente gerando novas imagens atualizadas para serem mostradas.

Cada uma dessas imagens é um quadro, ou frame. A taxa com que esses frames são gerados é chamada de FPS, do inglês frames per second, quadros por segundo.

Quando você joga Free Fire a 30 FPS, por exemplo, isso significa que sua tela te mostra 30 imagens do jogo por segundo.

O olho humano funciona de um modo um pouco diferente: Não vemos em quadros por segundo. Nossos olhos estão constantemente absorvendo luz e nosso cérebro constantemente tentando entendê-la.

Assim, quanto mais rápido as novas informações chegam ao nossos olhos, mais facilidade temos em entendê-las. Quanto mais imagens seguidas você vê, mais suave e imperceptível é a transição entre elas.

No GIF abaixo, cada bola está sendo mostrada com uma taxa de FPS diferente:

gif diferença entre fps free fire

Note como a bola a 120 FPS tem o movimento muito mais suave do que a que está a apenas 15. Depois dos 120, as diferenças são quase imperceptíveis.

O FPS do monitor

Vamos adicionar um novo personagem nessa história. Até agora, sabemos que a placa de vídeo gera X imagens por segundo, e esse X é o FPS no qual o jogo está rodando.

O monitor que você usa (ou a tela de seu celular) tem uma taxa de FPS própria. Um monitor comum normalmente só consegue mostrar 60 imagens por segundo. Dizemos que esse monitor tem 60Hz (na física, 1 hertz significa 1 ciclo por segundo).

Então, se você quiser jogar a 90 FPS ou mais, só poderá aproveitar totalmente a melhora se possuir um monitor gamer de 90Hz ou mais.

Como jogar Free Fire a 60 FPS

No celular (Mobile)

A maneira mais simples de jogar Free Fire a 60 FPS no celular é ativar a opção disponível no próprio jogo. Nas opções básicas, escolha Ultra e depois ALTO. Com isso a nova taxa já estará em uso. Se quiser ativar a alta taxa com os gráficos no mínimo, veja esse tutorial.

ativar 60fps free fire

O modo Ultra do FF é programado para só ser liberado se o jogo detectar um dispositivo potente o suficiente, mas nem sempre ele acerta.

Se você acredita que o seu celular possa rodar Free Fire a 60FPS mas não conseguiu pelo método acima, use um aplicativo como o GLTools, que simula um dispositivo melhor para que o jogo libere a opção. O apk do GLTools requer root e pode ser baixado nesse link direto. Depois siga os passos:

  • Instale o apk do GLTools e abra-o.
  • Confirme a permissão de root e conclua a instalação. Marque as três caixinhas como na imagem a seguir:
GLTools para emulador  BlueStacks ativar modo 60FPS no free fire
  • Abra o GLTools, e procure pelo Free Fire na lista de aplicativos.
  • Marque “Enable custom settings for this app
  • Marque “Use Fake GPU info
  • Abra “Use a template” e escolha a Adreno 630.
  • Não altere mais nada e feche o aplicativo.

Feito isso, abra o jogo e a opção deverá estar disponível.

No computador (PC)

Pra jogar Free Fire a 60FPS no computador, o processo varia bastante de acordo com o emulador. No caso do BlueStacks 4 e do MSi, é quase a mesma coisa que no celular.

Aqui no site, eu mostro como ativar o modo alto FPS nos emuladores de Android mais populares. Na lista abaixo, clique no seu para acessar o guia.


Como jogar Free Fire a 90 FPS ou mais

Caso você pretenda jogar a taxas superiores a 60, lembre-se da ressalva que fizemos quanto a sua tela, ok? Não vai adiantar muita coisa jogar a uma taxa absurda enquanto a maioria das telas exibe apenas 60 delas.

Se você tem um PC bom e um monitor de alta frequência, você pode ativar o modo 90 FPS em emuladores como BlueStacks, MSi e LDPlayer. Novamente, acesse o post desses emuladores para ver o passo a passo.

FPS alto faz diferença mesmo?

Sim. A diferença na fluidez da imagem entre 30 e 60FPS é imensamente perceptível. A partir daí nem todos notam a diferença, embora ela exista.

E sim, alto FPS dá vantagem em jogo. Não é que você possa reagir mais rápido, e sim que os movimentos das coisas na tela parece mais natural, o que ajuda a focar melhor no ambiente do jogo e te ajuda indiretamente.


E aí, entendeu o que é FPS no Free Fire? Tem mais dúvidas sobre esse assunto? Comente abaixo e até a próxima!

Inscrever
Notificar
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima