Como jogar Free Fire em PC Fraco (e como escolher o emulador)

Um guia passo a passo de como escolher o emulador ideal para baixar e jogar Free Fire em um PC fraco, e as melhores configurações.

Free Fire é um jogo bem acessível: Da mesma forma que o sucesso da Garena roda na maioria dos celulares intermediários, ele também não exige muito do PC caso você opte por jogar em um emulador. De fato, a maioria dos computadores fabricados depois de 2011 pode rodar o game com uma qualidade aceitável, desde que esteja tudo bem configurado.

Para baixar e jogar Free Fire em um PC fraco, é essencial otimizar o computador, escolher o emulador de Android ideal pro seu caso, e configurá-lo corretamente de acordo com as especificações do seu sistema. É exatamente isso que a gente ensina nesse guia!

Como é o seu PC?

Antes de conhecer os emuladores, você precisa conhecer o seu PC. Algumas informações são essenciais pra gente poder continuar:

  • Qual é o seu processador?
  • Quanto de memória RAM você tem?
  • O seu PC suporta virtualização?

Você pode verificar o seu processador e memória RAM de forma bem simples: Busque por “informações do sistema” na pesquisa do Windows e você verá essa tela:

especificações para jogar free fire em pc fraco

Outra coisa que você precisa verificar é se seu PC suporta virtualização – uma tecnologia amplamente utilizada nos emuladores mais populares.

O jeito mais simples de fazer isso é usar o LeoMoon, um pequeno programa que mostra se seu PC suporta ou não a VT. Ao abrir ele, você verá uma tela assim:

leomoon cpu vt

Os símbolos ✔️✔️ na imagem acima significam que meu PC suporta a virtualização e que ela já está ativada. Se a sua tela também estiver assim, então tá tudo certo. Caso contrário:

  • ✔️❌ significa que o seu PC tem a tecnologia mas ela está desativada. Veja aqui como ativar.
  • ❌❌ significa que seu PC não suporta virtualização.

Escolhendo um emulador

Com base nas informações do seu PC, é possível escolher o emulador ideal para ele. Nós já fizemos uma lista com os melhores emuladores para PC fraco aqui no site. Resumidamente:

O PC tem 3GB de memória RAM ou menosO PC tem mais de 3GB de memória RAM
O PC suporta VirtualizaçãoMSi App Player
Mumu App Player
LDPlayer 4
BlueStacks 4
BlueStacks 3N
Memu Play
O PC não suporta VirtualizaçãoSmart GagaBluPapa

Clique em um emulador acima para aprender a configurá-lo


Depois de escolher o emulador, você têm que instalar e configurar ele direitinho. Na tabela acima, clique no link do emulador que você escolheu para aprender a configurá-lo passo a passo.

Algumas das configurações que você encontra nesses links são muito importantes para evitar lags e travamentos, por exemplo:

  • Reduzir o FPS do emulador pra 30: Todos vem pré-configurados com 60FPS de taxa de quadros, embora o Free Fire, com os gráficos no mínimo, só utilize 30 deles!
  • Alocar a quantidade correta de memória: O ideal de memória RAM a ser alocada no emulador é entre 2048MB e 3072MB.
  • Usar a renderização correta: Saiba escolher entre OpenGL e DirectX como modo de renderização e veja qual tem o melhor desempenho.
  • Entre outros!

Otimizando o PC

Com o emulador devidamente configurado, a única coisa que falta é ajustar o seu sistema operacional para que ele ocupe o mínimo possível de memória, liberando ela pro emulador.

As principais modificações envolvem ajustar os efeitos visuais, definir planos de energia, atualizar drivers, entre outros.

Você encontra um guia completo de como otimizar o desempenho do seu PC no link abaixo:

Curtiu nosso guia de como baixar e jogar Free Fire em PC fraco? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente!

Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima