Carregando página...
Início » Wild Rift » Runas do LoL Wild Rift – Entenda como elas funcionam!

Runas do LoL Wild Rift – Entenda como elas funcionam!

Conheça todas as runas do League of Legends: Wild Rift, entenda como esse sistema funciona e aprenda a criar suas próprias páginas de runa.

As runas em League of Legends: Wild Rift são, basicamente, uma série de habilidades extras que complementam a funcionalidade dos campeões dentro de jogo. Cada campeão vem com um conjunto de runas predefinido e que pode ser alterado antes da partida ou na tela de seleção de campeões.

Neste guia você conhecerá todas as runas do Wild Rift, seus tipos e efeitos, além de aprender como criar páginas de runa personalizadas para cada campeão que você possuir.

Como escolher suas Runas

Existem duas formas de selecionar suas runas no Wild Rift: A primeira trata-se de ir até a página de “Preparações”, clicando no ícone correspondente no menu inferior do jogo. Na tela seguinte você precisa escolher o campeão cujas runas você quer alterar. Cada campeão pode ter até 3 páginas de runas totalmente personalizáveis.

menu do wild rift runas
Clique no ícone para acessar as Preparações de Batalha.
página de preparações
Escolha o campeão e personalize suas páginas de runas.

Outra forma de mudar suas runas é durante a tela de seleção de campeões, onde você pode clicar no símbolo da runa no canto inferior direito da tela. Vale ressaltar que existem runas recomendadas e já prontas caso você não consiga se familiarizar tão rápido com estas.

Lista de Runas do Wild Rift

As runas do Wild Rift são divididas em quatro grandes grupos, de acordo com a lista abaixo:

  • As runas essenciais (keystones) são runas de grande efetividade e impacto no jogo, e que muitas vezes ditam a sua forma de jogar.
  • As runas de Dominação tem como função agregar dano e capacidades ofensivas no geral aos campeões.
  • As runas de Determinação são defensivas, focadas em aumentar resistências e mitigar dano.
  • As runas de Inspiração oferecem utilidades variadas pro jogo.

Ao selecionar runas para um campeão, você poderá escolher apenas uma de cada tipo, ou seja, uma runa essencial, uma de dominação, uma de determinação e uma de inspiração.

Infográfico de Runas do Wild Rift
Wild Rift tem 26 runas no total.

Runas Essenciais (Keystones)

Eletrocutar

Para quem deseja finalizar rapidamente seus adversários, a runa Eletrocutar é a escolha certa. Seu efeito faz com que ao acertar um campeão com 3 ataques ou habilidades diferentes em um curto espaço de tempo, um raio cai em cima dele causando uma grande quantidade de dano. É recomendada para campeões de dano explosivo, como Zed ou Lux.

Runa Eletrocutar

Aery

Proteção e dano em uma só, essa runa garante a lanes de poke e proteção uma funcionalidade magnífica. O Aery concede escudo a aliados ao alvejá-los com habilidades de suporte e causa dano adicional ao atingir inimigos com habilidades de dano. Recomendada para campeões como Janna e Soraka.

Runa Aery

Conquistador

Para campeões que intercalam muitos ataques básicos e/ou habilidades, o conquistador pode ajudá-los a aumentar o dano por segundo consideravelmente a medida em que o combate se alonga. Por isso, essa runa é recomendada para campeões como Darius e Camille.

Runa Conquistador

Agilidade nos Pés

Em caso de ter que bater e correr, o famoso caiting, se manter com uma curinha extra, ou até mesmo se manter junto a um adversário, Agilidade nos Pés pode auxiliar bastante. Isso porque ao atacar, conjurar habilidades ou se mover, você acumula cargas de energia chegando até 100. Nesse momento, seu próximo ataque básico além de te curar, concederá um bônus de velocidade de movimento.

Agilidade nos Pés funciona bem em campeões que precisam sobreviver ao começo de jogo ou que estejam em um matchup desfavorável. AD Carries como Vayne e Jinx valorizam muito a cura extra.

Runa Agilidade nos Pés

Aperto dos Mortos-Vivos

Caso você prefira um personagem tanque, essa runa pode ajudá-lo com certeza. Além de oferecer cura em trocas curtas e longas, ela causa dano baseado na sua vida máxima e aumenta sua vida em 5 a cada uso. Funciona bem com tanques como Malphite e Nasus.

Runa Aperto dos Mortos Vivos

Pós-Choque

Como o nome já diz, Pós-Choque se trata de uma runa para campeões capazes imobilizar os adversários. Ao fazer isso você ganha um bônus de resistência por um curto período, para em seguida causar dano mágico ao seu redor com uma pequena explosão. Funciona bem em qualquer campeão corpo a corpo com habilidades imobilizadoras, como Amumu, Alistar e Blitzcrank.

Runa Pós Choque

Fonte da Vida

Com uma premissa semelhante ao Pós-Choque e ao Aery, a runa Fonte da Vida é perfeita para suportes tanque. Sempre que você debilitar o movimento de um campeão inimigo, ele será marcado. Campeões aliados que atacam alvos marcados são curados baseado em sua vida máxima.

Runa Fonte da Vida

Cleptomancia

Se você gosta de imprevisibilidade, sem perder a postura, a Cleptomancia pode ser muito útil, permitindo que após conjurar uma habilidade, seu próximo ataque terá o efeito de um item, valendo ressaltar que o efeito de um item pode ser tão útil no início quanto no final da partida e podendo virar a “maré ao seu favor”.

Runa Cleptomancia

Runas de Dominação (Danos)

Um auxílio importante contra tanques é a penetração de armadura e a penetração mágica, e Brutal está aqui exatamente para isso, claro, além de um aumento importante no dano.

Para jogadores de final de jogo, Tempestade Crescente escala dano ao decorrer de tempo de partida, o que significa, que quanto mais longa a partida, mais forte você fica.

Se você tiver interesse em um sustento de vida melhor, o caçador – vampirismo, pode ajudar bastante, inclusive na selva, aumentando o vampirismo físico ou mágico, e também aumentando a cada eliminação.

Triunfo é uma runa que aumenta o dano em inimigos com pouca vida, além disso, permite que você recupere porcentagem de sua vida perdida quando eliminar alguém, sendo uma ótima escolha para se manter em combate.

Para campeões que consigam debilitar movimento com facilidade, Ponto Fraco pode ser um ótimo amigo, permitindo fragilizar adversários para que você e seu time infrinjam mais danos.

Campeão é uma runa de alto risco e alta recompensa, pois de um lado concede 10% de dano extra contra campeões, o que é significativamente grande, e por outro a cada morte você perde 5%, fazendo com que em duas mortes você perca uma runa por completo.

Runas de Determinação (Sobrevivência)

Espinha Dorsal existe para compensar a maior fraqueza defensiva do personagem, ou seja, concedendo Armadura ou Resistência Mágica dependendo de qual atributo ele tiver menos.

Caso você tenha interesse em um meio de jogo mais resistente, Condicionamento oferece armadura e resistência mágica depois dos 5 minutos de jogo.

Para jogadores mais tardios, Caçador – Titã permite que você escale vida máxima e tenacidade, também concedendo no início do jogo 20 de vida máxima extra. Sendo uma runa que vai permitir um grande valor de vida e ainda bastante resistência a controles, isso claro, mais no final do jogo.

Para personagens com escassez de mana ou para rotas muito difíceis em que você perderia muita vida, a Regeneração cai muito bem, permitindo que você cure mana e vida perdida dependendo de qual for menor.

Se você for jogar de suporte e quiser ajudar seu AD Carry a ter mais resistência, Lealdade é uma ótima escolha, concedendo armadura e resistência mágica a você e a ele.

Andarilho Espiritual, por sua vez, permite que você tenha uma vida máxima extra e ainda resistência à redução de velocidade, o que pode ser muito forte contra composições com muita lentidão em seus kits e em campeões corpo a corpo que precisam ir andando até o alvo. 

Inspiração

Jogadores que gostam de rodar o mapa e gankar bastante podem se satisfazer com cria-trilhas, runa de inspiração que garante velocidade de movimento extra em arbustos, na selva e no rio enquanto estiver fora de combate.

Se você tem interesse em focar nos objetivos do jogo e ainda ser bem recompensado por isso, Mentor é uma runa ideal, pois além de aumentar seu dano contra torres, dragões, arautos e até mesmo contra o barão, sempre que destruir ou abater um desses, você adquire ouro e experiência bônus.

Para campeões muito dependentes de habilidades, Caçador – Gênio colabora para a redução do tempo de recarga dessas.

Guloseima ajuda bastante em uma cura extra no frutomel, além de conceder ouro quando você se beneficiar deste.

Para jogadores e personagens que trabalham bem em grupo, caçador em bando é uma runa essencial, já que potencializa o ouro recebido por abates, tanto para si quanto para aliados, e também concede velocidade de movimento a você.

Para campeões com alto custo de mana, faixa de fluxo de mana pode ajudar bastante, pois sempre que você atingir um inimigo com uma habilidade ou ataque fortalecido irá aumentar sua mana máxima. Lembre-se, porém, que energia não funciona com essa runa.

Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima