Runas do LoL Wild Rift – Lista Completa e dicas de como escolher

Conheça todas as runas do League of Legends: Wild Rift, entenda como esse sistema funciona e aprenda a criar suas próprias páginas de runa.

As runas em League of Legends: Wild Rift são, basicamente, uma série de habilidades extras que complementam a funcionalidade dos campeões dentro de jogo. Elas devem ser definidas antes das partidas e não podem ser alteradas durante o jogo. Wild Rift possui 26 Runas no total, sendo elas divididas em 4 grandes grupos:

  • As runas Essenciais (keystones) são runas de grande efetividade e impacto no jogo, e que muitas vezes ditam a sua forma de jogar.
  • As runas de Dominação tem como função agregar dano e capacidades ofensivas no geral aos campeões.
  • As runas de Determinação são defensivas, focadas em aumentar resistências e mitigar dano.
  • As runas de Inspiração oferecem utilidades variadas pro jogo,

Ao selecionar runas para um campeão, você deve escolher apenas uma de cada tipo, ou seja, uma runa Essencial, uma de Dominação, uma de Determinação e uma de Inspiração.

Neste artigo vamos abordar a utilidade de cada runa, dicas para escolher as melhores combinações, como criar páginas de runa e onde encontrar boas ideias para testar. Antes, conheça a lista completa de runas do jogo.

Lista de Runas do Wild Rift

Passe o mouse ou aperte em uma Runa para ver a sua descrição.

Como criar Páginas de Runas

Existem duas formas de definir as Runas dos seus campeões no Wild Rift: A primeira é simplesmente ir até a página de “Preparações”, clicando no ícone correspondente no menu inferior da tela inicial do jogo. Cada campeão pode ter até 3 páginas de preparação totalmente personalizáveis, cada uma com suas próprias runas, itens e feitiços.

menu do wild rift runas
Clique no ícone para acessar as Preparações de Batalha.

A página de Preparações comporta até cinco personagens, ou seja, é possível configurar builds, itens e feitiços para até cinco campeões de uma vez. Isso não significa que você não poderá configurar as preparações de seus outros personagens: Ao clicar no ícone de Adicionar/Trocar campeão, a troca fará com que o campeão mais a direita da lista deixe de aparecer, mas suas configurações continuarão salvas.

página de preparações
Escolha o campeão e personalize suas páginas de runas.

Embora o jogo traga preparações predefinidas para todos os campeões, recomendamos fortemente que você crie suas runas durante a Seleção de Campeões, levando em conta principalmente as composições de ambos os times. Basta clicar no símbolo das runas no canto inferior direito da tela, logo após confirmar escolher seu personagem.

preparacao wild rift

As Runas Essenciais (Keystones)

Para quem deseja finalizar rapidamente seus adversários, a runa Eletrocutar é a escolha certa. Seu efeito faz com que ao acertar um campeão com 3 ataques ou habilidades diferentes em um curto espaço de tempo, um raio cai em cima dele causando uma grande quantidade de dano. É recomendada para campeões de dano explosivo, como Zed, Fizz, Akali, ou Lux.

Já o Aery concede escudo a aliados ao afetá-los com habilidades de suporte e causa dano adicional ao atingir inimigos com habilidades de dano. Proteção e dano em uma só, essa runa garante a lanes de poke e proteção uma funcionalidade magnífica. Recomendada para campeões como Janna, Soraka e Lulu.

Para campeões que intercalam muitos ataques básicos e/ou habilidades, o Conquistador pode ajudá-los a aumentar o dano por segundo consideravelmente a medida em que o combate se alonga. Por isso, essa runa é recomendada para tanto campeões lutadores como Darius, Fiora e Camille quanto para campeões que atacam rapidamente e que valorizam combates mais longos, como a maioria dos atiradores e o nosso querido Yasuo.

Agilidade nos Pés é uma escolha mais segura, focada na sobrevivência e na cautela. A velocidade de movimento bônus ajuda bastante no caiting dos AD Carries e a curinha extra obtida com o ataque energizado ajuda a sobreviver melhor às lanes de poke. Experimente caso perceba, durate a Seleção de Campeões, que a fase de rotas não será fácil. Tipo quando você tá de Jinx e do outro lado tem uma Seraphine nada disposta a conversar.

Caso você prefira um personagem tanque, Aperto dos Mortos vivos pode ser uma ótima escolha. Além de oferecer cura em trocas curtas e longas, o dano extra é baseado na sua vida máxima e sua vida máxima aumenta em 5 a cada uso. Funciona bem com tanques como Malphite, Dr. Mundo e Nasus.

Pós-Choque é a runa essencial feita para campeões capazes imobilizar os adversários. Ao fazer isso você ganha um bônus de resistência por um curto período, para em seguida causar dano mágico ao seu redor com uma pequena explosão. Funciona bem em qualquer campeão corpo a corpo que possua habilidades imobilizadoras e que gosta de colar no adversário durante as trocações. Amumu, Alistar, Leona e Blitzcrank são alguns exemplos.

Com uma premissa semelhante ao Pós-Choque e ao Aery, a runa Fonte da Vida é perfeita para suportes de vanguarda, ou seja, tanques focados em proteger a backline do time. Sempre que você debilitar o movimento de um campeão inimigo, ele será marcado. Campeões aliados que atacam alvos marcados são curados baseado em sua vida máxima. Parece até que foi feita pro Braum, não é mesmo?

Se você gosta de imprevisibilidade, joga agressivamente e usa bastantes habilidades, a Cleptomancia pode ser bem divertida. Após conjurar uma habilidade, seu próximo ataque terá o efeito extra de um item aleatório do jogo, e você deve fazer o melhor uso possível do efeito que vier.

As Runas de Dominação (Danos)

Brutal traz AP ou AD extra e um pouquinho de penetração, ajudando um pouquinho contra tanques. Como os valores são fixos, essa é uma runa focada no early game e que deve ser priorizada quando perceber que lutas e trocações ocorrerão logo cedo no jogo.

Caso esteja com um campeão fraco no começo do jogo ou sinta que o começo da partida será mais calmo, Tempestade Crescente é uma opção focada no escalamento, superando a runa Brutal após os 8 primeiros minutos e aumentando seu valor com o tempo.

Caçador: Vampirismo oferece um pouquinho de vampirismo no começo da partida e podendo aumentar a cada eliminação única de campeão. Essas eliminações também concedem um bônus adaptativo de AP ou AD. Normalmente é usada por caçadores da selva (junglers) agressivos que andam muito pelo mapa e buscam conseguir os acúmulos rapidamente.

Triunfo é uma runa que aumenta o dano em inimigos com pouca vida e te cura ao abater campeões. O efeito de cura é bem forte e pode te ajudar a se manter em combate ou a sair vivo após eliminar alguém.

Para campeões que consigam debilitar movimento com facilidade, Ponto Fraco pode ser um ótimo amigo, permitindo fragilizar adversários para que você e seu time infrinjam mais danos. Note que esse bônus também é aplicado à habilidade que aplicou a lentidão. Dr. Mundo, Braum e Nami são bons usuários desta runa.

Campeão (runa) é de alto risco e alta recompensa, pois de um lado concede 10% de dano extra contra campeões, o que é significativamente grande, e por outro a cada morte você perde 5%, fazendo com que em duas mortes você perca uma runa por completo.

As Runas de Determinação (Sobrevivência)

Espinha Dorsal é uma excelente escolha defensiva, aumentando a resistência que for menor. Isso é ótimo porque os primeiros bônus de defesas são os que mais são sentidos na prática. 10 de Armadura para alguém que tinha apenas 20 fazem uma tremenda diferença. Isso permite que você rushe um item defensivo para um tipo de dano enquanto essa runa te ajuda com o outro.

Caso você não precise tanto das defesas no começo da partida, Condicionamento é uma ótima escolha focada no mid-game, pois oferece Armadura e Resistência Mágica depois dos 5 minutos de jogo.

Caçador: Titã permite que você escale vida máxima e tenacidade, também concedendo no início do jogo 20 de vida máxima extra. É indicada para campeões tanque que gostam de uma boa teamfight ou então caçadores tanque que podem conseguir os acúmulos com rapidez.

Para personagens com escassez de mana ou para rotas muito difíceis em que você perderia muita vida, a Regeneração cai muito bem, permitindo que você cure mana e vida perdida dependendo de qual for menor. Também combina muito bem com campeões que gostam de pokear na fase de rotas.

Se você for jogar com algum suporte protetor e quiser ajudar seu AD Carry a ter mais resistência, Lealdade é uma ótima escolha, concedendo armadura e resistência mágica a você e a ele. Note que você ganha mais Resistência Mágica enquanto seu aliado ganha mais Armadura.

Andarilho Espiritual, por sua vez, permite que você tenha uma vida máxima extra e ainda resistência à redução de velocidade, o que pode ser muito forte contra composições com muita lentidão em seus kits e em campeões corpo a corpo que precisam ir andando até o alvo. Oi, Garen!

As Runas de Inspiração

Jogadores que gostam rotacionar pelo mapa e caçadores da selva em geral vão amar Cria-Trilhas, uma runa de Inspiração que garante velocidade de movimento extra em arbustos, na selva e no rio enquanto estiver fora de combate.

Se você tem interesse em focar nos objetivos do jogo e ainda ser bem recompensado por isso, Mentor é uma runa ideal, pois além de aumentar seu dano contra torres, dragões, arautos e até mesmo contra o barão, sempre que destruir ou abater um desses, você adquire ouro e experiência bônus. Também é super indicado para campeões duelistas de split push.

Para campeões muito dependentes de habilidades, Caçador – Gênio colabora para a redução do tempo de recarga dessas. É uma das runas mais fortes do jogo atualmente e deve ser escolhida em praticamente qualquer campeão que use bastante skills.

Guloseima concede cura e outro extra ao pegar o Frutomel. Por isso, é uma excelente escolha para matchups difíceis, onde será difícil sobreviver à fase de rotas. Lembre-se que o Frutomel naturalmente já cura muito, e 30% em cima disso significa basicamente uma cura completa do HP.

Para jogadores e personagens que trabalham bem em grupo, Caçador em Bando é uma runa bem interessante, já que potencializa o ouro recebido por abates, tanto para si quanto para aliados, e também concede velocidade de movimento a você.

Para campeões com alto custo de mana, Faixa de Fluxo de Mana permite acumular mana máximo à medida em que acerta habilidades. É uma ótima escolha particularmente para partidas onde você pretende fazer itens de Lágrima da Deusa. Lembre-se, porém, que energia não funciona com essa runa.

Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima