Carregando página...

Irelia no Wild Rift: Habilidades, builds e dicas de como jogar

Em League of Legends: Wild Rift, Irelia é uma campeã lutadora corpo-a-corpo normalmente jogada na rota do Barão e, ocasionalmente, na rota do meio. Sua principal mecânica gira em torno de Surto da Lâmina, uma habilidade de dano e mobilidade incrivelmente rápida que pode ser resetada múltiplas vezes durante as lutas.

Irelia tem forte presença de lane, especialmente contra campeões frágeis de ataque à distância, como Kennen ou Teemo, e campeões de early game fraco no geral. É recomendável evitar duelistas como Fiora, Riven, Camille e Jax, pois eles escalam melhor e são capazes de punir suas iniciações com facilidade. Irelia é uma campeã de snowball que brilha no mid-game e pode “acabar com o joguinho” bem rapidamente. Justamente por isso, é uma excelente escolha para a Solo Queue.

Além disso, a dançarina das lâminas ama uma boa teamfight e funciona muito bem com outros campeões focados em lutas, especialmente aqueles capazes de dar engage por ela, como Amumu ou Jarvan IV, ou de dar prosseguimento às suas próprias iniciações, como a maioria dos magos da rota do meio.

Habilidades

Carregando habilidades…

Fervor Ioniano

Surto da Lâmina

Dança Desafiadora

Dueto Impecável

Lâmina da Vanguarda

Build para Irelia

Como qualquer campeão do Wild Rift, Irelia não possui uma build fixa. O ideal é sempre escolher Runas e Feitiços na tela de seleção de campeões, levando em conta principalmente as ameaças presentes no time inimigo e o estilo de jogo que se planeja adotar. A seguir listamos as melhores opções pra campeã.

Runas

Conquistador combina perfeitamente com os resets do Surto da Lâmina e com a velocidade de ataque e dano extras do Fervor Ioniano. Nenhuma outra opção chega perto de oferecer o mesmo valor para a campeã.

Triunfo é excelente para as lutas em equipe da Irelia, aumentando os potenciais de execução e reset do Surto da Lâmina e oferecendo valiosa durabilidade extra.

Brutal é uma escolha pensada na fase de rotas e no snowball. Se estiver em um confronto vantajoso, escolha essa runa para ter mais chances de conseguir abates cedo na partida.

Osso Revestido ajuda Irelia a entrar na backline inimiga sem ser explodida tão rapidamente. Na fase de rotas, é uma ótima runa contra campeões corpo-a-corpo ou sem habilidades de poke que possam colocá-la em tempo de recarga facilmente.

Contra atacantes a distância e composições de poke, escolha Condicionamento em seu lugar. É só tomar um pouco mais de cuidado nos primeiros cinco minutos para então desfrutar de um ótimo bônus defensivo pelo resto da partida.

Caçador: Gênio é uma escolha padrão que permite que Irelia entre em confrontos com mais frequência. Guloseima é uma escolha segura em matchups ruins, e Faixa de Fluxo de Mana permite pressionar na fase de rotas sem se preocupar tanto com o Mana.

Feitiços

Itens

Força da Trindade é conhecidamente um item essencial pra Irelia, pois tem boa sinergia com seu kit. Espada do Rei Destruído também, já que a campeã efetua muitos ataques básicos.

Força da Trindade deve ser o primeiro a ser comprado na maioria das situações, mas as vezes pode valer a pena começar com a Espada do Rei Destruído contra times com muita vida adicional (ex: dois tanques e um usuário de Bastão das Eras).

Protocinturão Voraz ajuda a forçar lutas favoráveis e ajuda a se manter na rota por mais tempo. Essas duas coisas permitem aplicar bastante pressão de mapa para aproveitar ainda mais o mid game absurdo da campeã.

Teleporte Voraz pode ser uma opção para potencializar o split push, estratégia que pode ser adotada naquelas partidas onde você está forte mas sua equipe está tendo dificuldades em confrontos 5×5.

Passos de Mercúrio (e seus derivados) não é tão forte em Irelia quanto é em outros campeões. Pratique usar a Dança Desafiadora logo antes de receber um controle de grupo em vez de depender de itens de tenacidade para lidar com esse problema.

Depois da Trindade e do Rei Destruído, Irelia já tem dano de sobra em seu kit e pode investir em itens de sobrevivência. Sinal de Sterak quase sempre é o melhor terceiro item da campeã, por sua sinergia com a Triforce. Em seguida, Anjo Guardião contra times com muito dano físico sustentado, Mandíbula de Malmortius contra dano mágico explosivo, ou Dança da Morte dano explosivo misto.

Como jogar de Irelia no Wild Rift

O gameplay da Irelia, especialmente na fase de rotas, gira em torno dos acúmulos de sua passiva e dos resets de sua primeira habilidade. Abater tropas com o Surto da Lâmina é a forma mais fácil de se obter acúmulos de Fervor Ioniano, e estar com o máximo de acúmulos significa vencer praticamente qualquer 1v1 ou 2v2.

Então, quando estiver com 3 ou 4 acúmulos, procure por oportunidades de forçar trocas. Se possível, deixe pelo menos um dos minions magos com pouca vida, de modo a zonear seu oponente. Você pode, por exemplo, avançar nesse minion com o Surto da Lâmina para então tentar acertar Dueto Impecável no adversário. Se conseguir, avance nele e prossiga com ataques básicos.

São muitas possibilidades de engajar, mas a ideia é sempre essa: Acumular a passiva para tentar acertar o atordoamento no adversário. Se conseguir, é só partir pro all-in. Guarde o último uso do Surto da Lâmina para se reaproximar depois que o oponente usar Flash OU para recuar caso a troca esteja sendo perdida.

O maior pico de poder da Irelia ocorre assim que ela compra sua Força da Trindade, com outro pico após a aquisição da Espada do Rei Destruído. Não tema forçar lutas nesses momentos. Durante todo o mid game, seu objetivo é empurrar uma rota lateral para então se juntar ao seu time em busca de lutas em equipe.

Nessas lutas, sua função é mergulhar na backline inimiga e causar o máximo de dano possível. Porém, Irelia não é tanque o suficiente para fazer isso sozinha. O ideal é que a iniciação parta de outro membro de seu time, ou então que Irelia só entre na luta após as principais habilidades da equipe inimiga estarem em tempo de recarga.

Combo de 1v1

Vamos supor que, jogando de Irelia, você encontre um carry isolado e queira abatê-lo o mais rápido possível. Para um combo rápido de 1v1, comece conjurando Lâmina da Vanguarda e imediatamente posicione uma lâmina de Dueto Impecável nos seus pés. Avance até o alvo com Surto da Lâmina e, durante o voo, posicione a segunda lâmina logo atrás dele. Veja um exemplo dessa primeira parte:

Feito isso você já causou um bom dano e, como o alvo estava marcado por sua ultimate, o tempo de recarga do Surto da Lâmina foi zerado. Como ele também foi atingido pelo Dueto Impecável, ele recebeu uma nova marca, e você pode prosseguir com mais um Surto da Lâmina que também será zerado.

Use a Dança Desafiadora para encerrar o combo. Prossiga com seus ataques básicos fortalecidos e só use o último Surto se o oponente tentar fugir de alguma forma.

Esse combo não é difícil de fazer, mas o uso do Dueto Impecável requer atenção. Na primeira parte, basta um toque simples para posicionar uma lâmina nos seus pés (você fazer isso durante o Surto da Lâmina!) A segunda parte, porém, não deve ser feita dessa forma. Isso ocorre porque, por padrão, o smart cast do jogo posiciona a segunda lâmina de modo que o atordoamento cubra a maior área possível, ou seja, com as lâminas bem distanciadas. Isso acaba atrasando um pouco a animação.

Combo de Teamfight

É nas lutas em equipe que Irelia é capaz de mostrar seu verdadeiro potencial. Sua ultimate, Lâmina da Vanguarda, e sua terceira habilidade, Dueto Impecável, podem atingir mais de um campeão inimigo e mudar o rumo desses confrontos.

Suponhamos que três campeões inimigos sejam atigindos por sua ultimate. Os três recebem a marca e Irelia pode pular de um a um com sua primeira habilidade. A ideia então é avançar rumo ao primeiro deles e deixar uma lâmina em sua posição. Então, avance rumo aos outros dois e, no último avanço, posicione a segunda lâmina de modo a atordoar os alvos prioritários. Os campeões que você conseguir atordoar serão os novos alvos de seu Surto da Lâmina. Após o combo, você pode tanto continuar atacando quanto recuar e esperar suas recargas voltarem.

Esses são os principais combos da Irelia. Existem muitas outras possibilidades, é claro! Então, é hora de abrir o modo treinamento e treinar seus arremessos de lâminas. Boa sorte!

Inscrever
Notificar
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Veja mais: