Yasuo no Wild Rift: Habilidades, builds e dicas de como jogar

Aprenda como jogar de Yasuo em League of Legends Wild Rift, veja habilidades, escalamentos, builds e dicas da comunidade!

Em League of Legends: Wild Rift, Yasuo é um campeão lutador corpo a corpo normalmente jogado nas rotas do meio (mid lane) e do barão. Tendo habilidades de custo zero e baixíssimos tempos de recarga, Yasuo prospera em lutas de equipe prolongadas e faz uso de sua Espada Ágil para se mover rapidamente entre seus alvos, ao passo em que anula ameaças distantes com sua Parede de Vento.

Na fase de rotas, Yasuo é muito forte contra campeões que dependem de acertar disparos de precisão consistentemente, como Ahri ou Lux. No time aliado, qualquer campeão capaz de arremessar inimigos ao ar de maneira confiável, como Alistar ou Malphite, combina bem com seu Último Suspiro.

A fragilidade de Yasuo impede que ele inicie lutas de maneira confiável. Mesmo que acerte o tornado de sua Tempestade de Aço, é muito arriscado entrar no meio do time inimigo sem ser explodido logo em seguida. Por isso, ele aprecia muito a presença um tanque que faça esse trabalho por ele.

Habilidades

Carregando habilidades…

Estilo do Errante

Tempestade de Aço

Parede de Vento

Espada Ágil

Último Suspiro

Build para Yasuo

Como qualquer campeão do Wild Rift, Yasuo não possui uma build fixa. O ideal é sempre escolher Runas e Feitiços na tela de seleção de campeões, levando em conta principalmente as ameaças presentes no time inimigo e o estilo de jogo que se planeja adotar. A seguir damos algumas sugestões.

Runas

Conquistador é a runa essencial mais usada no Yasuo atualmente. Seu efeito de acumular força ao longo do tempo é perfeito para esse tipo de campeão que tem dano contínuo e gosta de combates estendidos.

Agilidade nos Pés também é uma boa escolha pois traz velocidade de movimento extra e um efeito de cura que é especialmente útil contra campeões de longo alcance, capazes de pokear muito na fase de rotas.

Brutal é excelente para as trocas do começo de jogo e facilita bastante o farm. Caçador: Vampirismo pode ser usada para suprir a falta de roubo de vida em partidas onde se começa com uma Faca de Statikk.

Caçador: Titã é excelente contra times com muitos efeitos de controle de grupo. Condicionamento é bom contra campeões com early game fraco e que não querem lutar no começo de jogo, especialmente na rota do barão.

Guloseima traz cura aumentada na fase de rotas e outro extra, duas coisas que Yasuo aprecia. Mentor é uma opção pensada para potencializar o split push nas partidas onde se quer fazer isso.

Feitiços

Combine o Flash com a Barreira contra campeões de dano explosivo e troque-a por Incendiar quando a ideia for agressivar e conseguir abates cedo na partida.

Itens

Gume do Infinito é o único item core do Yasuo, sendo feito sempre como segundo item da build. Seu efeito combina muito com a passiva do campeão, Estilo do Errante.

O encantamento de Estase é um dos mais fortes de jogo, pois é capaz de anular muito dano e seu uso na hora certa countera muita gente por aí, incluindo os populares Zed e Lux. Por outro lado, a purificação oferecida pelo quicksilver é excelente contra efeitos de enraizamento e atordoamentos de longa duração. Na dúvida, vá de Estase, já que o ideal é sequer ser atingido por tais atordoamentos!

A escolha da bota base também varia com a partida. Contra inimigos que intercalam muitos ataques básicos, as Botas Galvanizadas de Aço são indispensáveis. Contra muito dano mágico e efeitos imobilizantes, Passos de Mercúrio é preferível.

O primeiro item da build do Yasuo pode ser ou a Espada do Rei Destruído ou a Faca de Statikk. A Espada do Rei é boa contra campeões com muita vida e que trocam mais lentamente enquanto a Statikk facilita muito o farm, potencializa o roaming e ajuda no burst.

Depois do Gume do Infinito, é aconselhável ir para um item Salva-Vidas, podendo ser tanto a Dançarina Fantasma quanto o Sinal de Sterak. Escolha com base no primeiro item: Começar com a Espada do Rei implica escolher a Dançarina para alcançar 100% de crítico. Começar com Statikk torna Sterak a escolha de melhor custo benefício no geral.

Anjo Guardião é um excelente quarto item para as lutas do late game. Contra times com muitos efeitos de cura, compre um Chamado do Carrasco log o após o Gume, fechando o Lembrete Mortal quando o orçamento permitir.

Como jogar de Yasuo no Wild Rift

O nível 1 de Yasuo consiste basicamente em farmar e arremessar tornados para pokear. Contra campeões corpo-a-corpo, acertá-los com combos de ataque básico + Tempestade de Aço costuma ser uma troca ganha, especialmente se o escudo do Estilo do Errante estiver pronto. Se movimente bastante e tome cuidado para não receber dano demais no nível 1. As vezes é melhor ficar recuado do que jogar fora seu powerspike do nível 2.

No nível 2, o desbloqueio de Espada Ágil abre muitas novas opções para o campeão. Cada minion da rota é um avanço disponível, e essa mobilidade pode ser usada para desviar de habilidades e para encurtar distâncias. Um Yasuo bem jogado caminha entre os minions da rota, joga o oponente pro ar e volta como se nada tivesse acontecido, quase não dando chances de retaliação.

Com fluxo cheio e tornado pronto, Yasuo pode forçar boas trocas na rota, especialmente enquanto as habilidades do oponente estão em recarga. Por exemplo, ele pode usar Espada Ágil em minions para se aproximar e então acertar um combo de Ataque básico + Espada Ágil + Tempestade de Aço, arremessando o inimigo ao ar. Nesse tempo é possível acertar mais um ataque básico antes de bater em retirada, avançando através dos minions que restaram.

Note que esse combo começa usando a Espada Ágil para cancelar a parte final da animação do ataque básico. O campeão é cheio dessas mecânicas que, se bem executadas, acabam aumentando consideravelmente o seu dano por segundo. A Parede de Vento, por exemplo, pode ser usada durante o golpe circular da Tempestade de Aço, tendo sua animação quase totalmente cancelada. Isso é especialmente útil nas teamfights, por exemplo focando um alvo e posicionando a barreira entre vocês e os outros inimigos.

Voltando a fase de rotas, Yasuo precisa pokear bastante com seus tornados antes de tentar um all-in no nível 5. Isso ocorre porque, antes de um Gume do Infinito, falta dano explosivo pro campeão e com isso as trocas rápidas se tornam desvantajosas.

O combo mais comum para iniciar um all-in no nível 5 começa com a preparação dos acúmulos de Tempestade de Aço nos minions. Depois disso, se aproxime campeão usando os minions da rota e acerte-o bem de perto com o tornado, usando Espada Ágil logo em seguida para cancelar parte da animação. Prossiga com Ataque básico + Último Suspiro.

Estando com o tornado pronto, outro combo muito conhecido é usar Espada Ágil + Tempestade de Aço em um minion e usando Flash em direção a um campeão inimigo. Se bem executado, o knockup e o dano ocorrerão na nova localização. Use isso para surpreender inimigos, jogando-os pro ar sem chance de reação e prosseguindo com a ultimate.

O combo “Airblade” do Yasuo

Nas lutas em equipe é preciso ter bastante paciência e esperar o momento certo para usar Último Suspiro em um carregador inimigo. Muitas vezes Yasuo atacará o tanque da linha de frente enquanto se protege dos atacantes a distância com a Parede de Vento. Sempre que o tornado da Tempestade de Aço ficar pronto, tente acertá-lo em um alvo prioritário da backline, prosseguindo com seu ultimate se a situação permitir.

Não entre no meio de todo mundo na primeira oportunidade que surgir. Fique atento a efeitos de controle de grupo que podem te parar e de preferência só tente adentrar na backline quando tais efeitos estiverem em recarga.

Ordem das Habilidades

Upe Tempestade de Aço primeiro, Espada Ágil em segundo e Parede de Vento por último. Upe a ultimate sempre que possível.

Você manja de Yasuo? Compartilhe suas dicas e suas opiniões com a gente e com os outros visitantes aqui do site na nossa seção de comentários!

Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais sobre

Wild Rift