Sempre que eu posto aqui no blog sobre algum emulador de Android, eu encontro comentários perguntando: “Será que meu PC fraco roda?”. Isso chamou minha atenção pro fato de que muitos de vocês tem um computador ou notebook muito fraco, e com isso qualquer megabyte de memória economizado pode fazer a diferença na hora de jogar Free Fire no PC, por exemplo.
Tendo isso em mente, escolher um emulador leve e otimizado é essencial, e pra te ajudar a fazer uma boa escolha, eu listei abaixo os 7 melhores emuladores de Android para PC fraco em 2020. Cada um deles tem um guia completo aqui no site pra te ajudar a extrair cada gota de FPS que for possível. Bora lá?
TC Games
Começando com o TC Games, que não é exatamente um emulador, mas é a opção ideal para quem tem um PC muito fraco (tipo 1GB de RAM) mas tem um celular bom o bastante para rodar Free Fire. Com esse aplicativo você pode espelhar o jogo do seu Android na tela do PC e controlar todos os movimentos através do mouse e teclado.
Como todo o processamento é feito pelo celular, o consumo de memória no computador é quase nulo! Além do celular, você precisará apenas do seu cabo USB.
Smart Gaga
Entre os jogadores de Free Fire que tem PC fraco, o Smart Gaga é quase uma unanimidade. O principal motivo é que ele não faz uso de virtualização, pois foi construído do zero com uma engine própria chamada TitanEngine.
Mesmo consumindo poucos recursos, o cisne azul garante ótimo desempenho e oferece configurações bem úteis – ajuste de sensibilidade Y, por exemplo.
Um ponto negativo, porém, é que ele não recebe atualizações há um tempo, o que tem levado a alguns problemas de compatibilidade – ainda assim um excelente emulador.
BluPapa
Ganhando cada vez mais adeptos entre os jogadores de Free Fire, o BluPapa é uma versão modificada do BlueStacks 4.40 feita para o mercado chinês, que digamos que não é conhecido por ter máquinas muito potentes.
Ou seja: O BluPapa é o BlueStacks sem virtualização e otimizado para rodar em computadores fracos. Ele é todo em chinês, mas não se preocupe com a língua: a gente mostra como configurar tudo passo a passo no post dele aqui no site!
Mumu App Player
O Mumu é o emulador oficial da NetEase, desenvolvedora famosa no oriente. Diferente do SmartGaga e do BluPapa, o Mumu exige virtualização ativa no PC, mas isso em momento algum o faz deixar de ser super leve, o que surpreende bastante.
Além de iniciar rapidamente o Mumu (pelo menos a versão chinesa) recebe atualizações com frequência e tem renderização bem eficiente. Ele também tem ajuste de sensibilidade da mira e já vem com root habilitado.
Bluestacks 3N, MSI e BlueStacks 4
O Bluestacks 3N é uma das versões antigas do emulador mais famoso do mundo. O Bluestacks 4 sempre foi criticado pelo consumo elevado de memória, mas a situação até que melhorou bastante nas suas últimas versões. Já o MSI App Player é uma versão modificada da versão 3N, com poucas diferenças.
MEmu Play
Outro que dispensa apresentações, o MEmu já se estabeleceu no mercado e tem uma gama fiel de usuários. No fim do ano passado ele foi atualizado para a versão 7, que se saiu muito bem em testes de benchmark.
LDPlayer 4
O LDPlayer, que já era popular, ganhou ainda mais após o lançamento da versão 4, com android 7.1. A versão 3 continua disponível com android 5.
Ele também recebe atualizações com frequência e recentemente incluiu opções de ajuste de sensibilidade.
Eaí, escolheu seu emulador para pc fraco? Tem alguma dúvida? Fala pra gente!